A importância dos relatórios de sustentabilidade

  Por: Anne Elisabete

Um dos assuntos estratégicos mais importantes, que gera valor econômico para os negócios e é refletido na reputação, imagem e marca, atualmente, é a sustentabilidade. Os gestores corporativos, com seus modelos e estratégias empresariais, deverão estar junto aos gestores de comunicação, que têm a missão de informar, envolver e sensibilizar consumidores, funcionários, fornecedores, comunidades e toda a sociedade em torno dos princípios, valores e práticas socioambientais da organização. É da comunicação o desafio de transmitir informação de qualidade, clara e precisa, que permita aos públicos de interesse formar impressões, criar percepções e analisar a consistência dos compromissos sociais e ambientais da empresa.

O desenvolvimento sustentável é uma emergência atual, já que muitas ações prejudicaram imensamente a vida útil de muitos recursos naturais e esgotáveis do Planeta, portanto o sucesso das organizações depende desta nova forma de pensar e de gerir, ressaltando que os resultados econômicos estão cada vez mais atrelados aos impactos ambientais e sociais causados por suas decisões. O relatório de sustentabilidade contém o resultado de um processo que identifica, mensura, divulga e presta contas sobre as ações das organizações com suas ligações à sustentabilidade.

As organizações publicam o relatório e assim informam a todos os seus públicos deste instrumento que possibilita dialogar e implantar um processo de melhoria do desempenho seguindo ao desenvolvimento sustentável. São muitos os benefícios que um relatório pode proporcionar e dentre os principais estão difundir as melhores práticas, que agregam tendências do mercado e possibilidades de implementar discussões, desenvolvendo a rede de relacionamento dos participantes, a partir de perspectivas diferenciadas de desenvolvimento de trabalhos. Isto acaba por resultar na melhoria da imagem institucional, por meio de ações de responsabilidade social, utilizadas como ferramentas para incluir a sustentabilidade como um compromisso das organizações. Ao fim do relatório, diz-se que uma empresa é sustentável quando as vantagens entre parcerias são sempre mútuas, os impactos sociais são controlados, os direitos humanos são preservados e há total transparência das ações realizadas.

Faz-se interessante comprovar integração e diálogos com públicos interessados, indicar expectativas de inclusão, remuneração justa, satisfação, chegando em saúde, bem-estar e meio-ambiente, o que acima dos outros benefícios, pode evitar crises ou até mesmo controlar ruídos e obstáculos. Sustentabilidade é um posicionamento, um modo de agir dentro da organização, junto aos seus públicos, à sociedade e ao meio ambiente. Cada idéia de um planejamento deve ser com base no mapeamento de públicos de relacionamento, os stakeholders, caracterizando cada um seja por tipo, importância, proximidade ou influência, estudando suas necessidades e aspirações para responder com atividades recíprocas, incluindo os conceitos de sustentabilidade.

Mais do que agir de forma sustentável, o desenvolvimento dos negócios tende a ser fator de transformação da sociedade, por meio de ações economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. Ao promover o desenvolvimento econômico e o respeito às limitações ecológicas do planeta, as gerações futuras poderão existir bem, num Planeta equilibrado. Ao apoiar certas ações sociais, que podem derivar-se em políticas públicas ou privadas, a organização está adotando uma filosofia empresarial de qualidade, eficaz, recheada de ética e transparência, preservando a alta qualidade de vida das pessoas, exercendo nada menos que um papel fundamental dentro de uma estrutura sustentável de sociedade.

O diferencial da organização, nos tempos atuais é planejar com vistas em responsabilidade social, investimento social, cidadania empresarial, filantropia e responsabilidade sócio-ambiental. Com sua identidade englobando estes princípios, as finanças sendo utilizadas da melhor forma, as tarefas sendo avaliadas, o relacionamento pondo em prática a responsabilidade com os envolvidos, a reputação da empresa e do negócio virá a ser positiva.

Anúncios

8 Respostas para “A importância dos relatórios de sustentabilidade

  1. excelente

  2. muito bom, esta forma de pensar e uma verdadeira necessidade do presente e não do futuro. Enganjar todos no mesmo processo.

  3. gostaria de receber artigos sobre como as empresa fazem o seu planejamento de sustentabilidade espacial.

  4. gostaria de saber como e que tipo de medidas e atitudes implementar na empresa em relaçao a sustentabilidade

  5. gostaria de receber artigos sobre como as empresa fazem o seu planejamento de sustentabilidade espacial.

  6. quero receber artigos sobre o nosso futuro

  7. otimo………..me ajudo a encrementar mais “conhecimento”…..

  8. Your style is so unique compared to other people I have read stuff from. Thank you for posting when you’ve got the opportunity, Guess I will just bookmark this site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s