RP e o Planejamento: a comunicação em etapas

Por: Anne Elisabete

As principais atividades do RP envolvem o planejamento, com a formação de um plano de comunicação, um programa ou projeto. O plano é a fonte para qualquer ação do profissional, seja promovendo, informando, assessorando, planejando, numa consultoria ou sala de aula. Com o plano de comunicação tem-se o reconhecimento da cultura da organização, seus públicos, falhas, soluções e possíveis instrumentos de comunicação que podem ser utilizados. Há algumas etapas indispensáveis a qualquer plano.

O plano começa na pesquisa, com informações da realidade, avaliando o histórico da organização e aspectos referentes à comunicação. O diagnóstico então é traçado, apontando os pontos fortes e fracos e problemas que precisam ser tratados. O objetivo geral é determinado, assim como objetivos específicos. Metas, estratégias e ações devem ser detalhadas e também os prazos, num cronograma. Por fim o orçamento é importante e mais ainda, o controle dos resultados de acordo com os objetivos do plano. O plano pode ser realizado em diferentes etapas, definindo os resultados de pequeno, médio e longo prazo.

Para a estrutura do projeto, apresenta a finalidade do projeto, descrevendo o objetivo, justificando a importância para a empresa. Os participantes devem ser descritos. É necessário informar sobre o posicionamento do profissional diante da realidade pesquisada e os problemas que devem ser evitados ou solucionados. Esta etapa define quais ações serão tomadas, as quais serão descritas. As datas da programação são importantes, assim como os resultados , que precisam ser avaliados.

Por fim, é necessário sempre o profissional estar em retroalimentação com o ambiente interno e externo da organização, verificando se o setor de comunicação está bem ou precisa de mudanças. Um clima organizacional em harmonia traz melhor produtividade para todos. A comunicação é algo muito poderoso com relação à informação. Suas conseqüências podem ser positivas ou negativas, o que envolve muito cuidado no planejamento das ações.

DICAS

Link: com um modelo simples de um plano de comunicação.
Livro: KUNSH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 3. ed. São Paulo: Summus, 1986

Anúncios

Uma resposta para “RP e o Planejamento: a comunicação em etapas

  1. Excellent site you have here.. It’s hard to find high quality writing like yours these days. I seriously appreciate individuals like you! Take care!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s