Relações Públicas: a diferença entre o consultor e o assessor

Por: Anne Elisabete

O assessor está sempre presente na organização, com serviços para a otimização da comunicação e resolução de problemas, enquanto que a consultoria presta serviços de “opinião qualificada”, num prazo determinado, após a contratação seguida de análise de diagnóstico, comunicação da realidade da organização, projetos para mudanças e resolução de problemas, avaliação e feedback do contratante.

O consultor ensina a melhorar os processos gerenciais, que determinam todas as outras funções na empresa. Ele geralmente vem de fora. Já o assessor está sempre presente, acompanhando o processo organizacional. As consultorias de Relações Públicas podem ser especializadas em alguma área: eventos, turismo, feiras, contatos governamentais e outros.

O assessor de Relações Públicas precisa ter uma posição fria e profissional para aconselhar a direção sem deixar-se influenciar por outros fatores externos ao problema, e fazer uma preparação adequada do modo de introduzir os conselhos e as mudanças. “Precisa ter personalidade e comportamento seguros sem ser arrogante” (TEOBALDO, 1994). Diferente das assessorias, as consultorias são profissionais ou empresas externas e independentes da “empresa que as contrata e que iniciam seus serviços com um diagnóstico do conceito da organização, e prestam um assessoramento junto à presidência da empresa” (WAY, 1986). “Pode ser também entendida como o agente externo que é contratado par apoiar a empresa nesta área” (TEOBALDO, 1996).

Saiba mais sobre o assunto!
Clique aqui

Livros: ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Curso de relações públicas. São Paulo: Atlas, 1994.
ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Dicionário Profissional de relações Públicas e Glossário de termos anglo-americanos. São Paulo: Summus, 1996.
WAY, Hebe. O processo e relações públicas. São Paulo: Summus, 1986.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s