As Relações Públicas e seus diversos instrumentos da comunicação dirigida

Por: Anne Elisabete

“Qual o melhor instrumento adequado para divulgar uma organização ou quando se trata de relacionar os públicos?” Estas questões vêm na cabeça de muitos profissionais, sendo útil esclarecer que não há fórmulas quanto à utilização de instrumentos, mas sim fazer uso do instrumento apropriado a cada ocasião. As Relações Públicas integram a Comunicação Social utilizando-se de um conjunto de técnicas e de instrumentos no trabalho de mediação com os públicos, sendo estes instrumentos de comunicação a ponte de informação entre a empresa e seus diferentes segmentos.

As Relações Públicas trabalham de forma planejada com os outros profissionais de comunicação, como de Marketing, Jornalismo e Publicidade. Há instrumentos utilizados apenas por profissionais de marketing, como a distribuição de brindes sobre um produto, outros são exclusivos dos jornalistas, como a divulgação da notícia no jornal impresso. A publicidade também possui seus instrumentos característicos, como a criação de outdoors, já diversos são comuns a todos os profissionais, como correio eletrônico, homepage, etc. Cabe ao profissional uma seleção, para conseguir os resultados eficazes que permitam a organização identificar e satisfazer as expectativas dos seus públicos. É necessária a combinação entre os instrumentos, pelo entendimento do processo de comunicação organizacional, administrando a realidade, a identidade e a imagem que os públicos fazem da organização. O instrumento de comunicação pode ser dirigido ao receptor-alvo (misto, de entrada ou de saída), ou de massa, atingindo um grande público.

Os instrumentos mistos são canais de dupla via e realizam a comunicação no seu sentido de processo e resultado, como cerimonial e protocolo, eventos (promocionais, educacionais, culturais, institucionais), convênios, parcerias, doações, filantropia, marketing promocional, institucional, verde, telemarketing, governo), ouvidoria (ombudsman), planejamento, periódicos, serviços de utilidade pública e visitas à organização, entre outros. Os de saída são veículo de informação da organização com os seus públicos, produzido na organização, como informativos (boletim, jornal da empresa, correspondências, murais, press release), mala direta, murais, patrocínio, políticas e programas de ação comunicacional, propaganda institucional (não-paga), publicidade comercial (paga), quadro de avisos, vídeos e também visitas às organizações. Por fim, os instrumentos de entrada, que trazem dados e informações, possibilitando uma análise de conteúdo, como auditoria social e financeira, cadastros e banco de dados, clipping (análise), ombudsman (ouvidoria), pesquisa de opinião e mercado, satisfação, enquete, programas de premiações e sugestões.

O estudo dos instrumentos de comunicação, segundo Simões (1995, p. 188), “permite ao profissional de comunicação, em especial o relações-públicas, perceber e determinar administrativamente qual o modelo de transação a ser estabelecido entre a organização e seus públicos. Desta forma, cabe ao profissional definir qual ou quais meios entre os instrumentos estão mais adequados a promover, sustentar e legitimar a organização”. SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. 3.ed. São Paulo: Summus, 1995.

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4 Respostas para “As Relações Públicas e seus diversos instrumentos da comunicação dirigida

  1. gostaria de ser mais expecifico nesta materia, quero melhor informação. obrigado

    • AS RELACOES PUBLICAS diferem das outras tecnicas de comunicacao pelo facto de estas promoverem a imagem de uma organizacao/pessoa atraves da transmissao de informacoes reais.

      Consta me que suas tecnicas especificas sao:
      – os eventos;
      – os contactos pessoais;
      – as publicacoes;
      – as actividades do sector publico; e
      As formas especiais destas sao:
      – O Patrocinio; e
      – O Mecenato.

      Na minha analise, estas formas tambem sao usadas pelas outras tecnicas de comunicacao. Quero saber em que medida ha diferencas na sua utilizacao?

      • O caminho que as Relações Públicas traçam e suas formas de execução e avaliação é que diferem das outras técnicas de Comunicação. Na verdade, a Comunicação é uma só, mas os meios e a forma da mensagem é que vai dizer se foi criação do Jornalista, do Publicitário, do Cineasta, etc.

        Os fins da Comunicação, ou como se chama, os objetivos, é que vai caracterizar o tipo de técnica a ser aplicada. Espero ter ajudado!

  2. lucia lucas mahumana

    o documento me foi util. com base nele consegui fazer o meu trabalho de relações públicas. obrigad

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